A falta de informações sobre o mercado imobiliário é um dos grandes desafios das gestões municipais, pois a ausência de dados atualizados e confiáveis pode impactar o planejamento das cidades e a justiça fiscal. Para auxiliar as prefeituras a avançarem nestas questões, a Geopixel, empresa líder em soluções de geointeligência para prefeituras, acaba de lançar o Observatório do Mercado Imobiliário, uma solução que realiza pesquisas, identifica e acompanha tendências e faz análises comparativas.
“Com o apoio desta nova solução da Geopixel os gestores municipais terão em mãos dados confiáveis para definir o valor do ITBI, realizar o cálculo de IPTU de forma transparente, garantindo mais recursos que poderão ser revertidos para a população”, explica o CEO da Geopixel Fernando Leonardi.
De acordo com o executivo, a plataforma também traz uma calculadora de IPTU virtual que pode ser disponibilizada para os munícipes calcularem seu imposto e, além disso, ajuda as gestões municipais a atenderem a portaria 3242/2022, que trata da criação e atualização do Cadastro Territorial Mutifinalitário (CTM).
“Os dados atualizados do CTM conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções fiscais, jurídicas e de gestão, sendo constituídos pelos dados do cadastro territorial associados aos dados dos cadastros temáticos”, explica Leonardi.
Para gerar os dados que serão utilizados pelas prefeituras, o Observatório do Mercado Imobiliário realiza pesquisas de mercado usando web scraping e validação técnica, criando um banco de dados consolidado. Depois ele cruza os dados com os valores atuais da planta genérica de valores, o valor venal do imóvel, do IPTU para sugerir as correções que devem ser aplicadas.
“O principal benefício para a prefeitura é ter uma base de dados atualizada que pode melhorar a arrecadação de impostos que podem ser revertidos em benefícios para a população”, conclui Fernando.