A Geopixel está entre os ganhadores do prêmio inovaCidade, um reconhecimento do Instituto Smart City Business América conferido às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Ao todo, 128 iniciativas foram inscritas no prêmio e 43 foram reconhecidas pelos impactos positivos e mensuráveis e premiados durante a cerimônia de Abertura do Smart City Business Brazil Congress 2024.
“Para nós é uma grande alegria ver que as nossas soluções apoiam os gestores municipais na construção de cidades inteligentes e mais humanas, onde a qualidade de vida da população é uma prioridade”, afirma o CEO da Geopixel Fernando Leonardi.
A empresa e foi reconhecida pelo case “Cotia Inteligente: Prefeitura integra dados, automatiza processos e disponibiliza serviços públicos, com uso do Geopixel Cidades”, que demostrou como a cidade paulista realizou a digitalização de todos os documentos relacionados ao cadastro municipal, tornando 100% digital o processo para a avaliação e aprovação de Alvará de Obras e Habite-se, adotou a utilização de aplicativos móvel pelas equipes de campo e fiscalização e passou a permitir a geração de 16 tipos de certidões de forma automatizada e remota para os munícipes, além de integrar todos os dados para tomada de decisão.
“Com a implantação do sistema Geopixel Cidades e integração de todos os dados para a tomada de decisão a prefeitura de Cotia, reduziu o tempo para aprovação de processo de alvará de obras e habite-se em mais de 400%, identificou e atualizou mais de 32 mil cadastros municipais com inconsistência, identificou e integrou mais de 175 diferentes dados nas diversas secretarias, além e regularizar mais de 1.9 milhão de metros quadrados de área construída, que não eram de conhecimento da prefeitura, impactando no lançamento de dezenas de milhões de reais a mais em cobrança de IPTU”, explica Fernando Leonardi.
Além disso, atualmente a população de Cotia consegue consultar os dados de zoneamento, plano diretor, cadastro imobiliário e acessar os serviços sem sair de casa via internet.
Outras duas cidades que utilizam na plataforma da Geopixel Cidades também foram premiadas no inovaCidade: São Sebastião e Guarujá.
São Sebastião foi premiada pelo case “Mapeamento cadastral em plataforma de geointeligência acelera o tempo resposta de desastre e salva vidas” que destacou como, a geotecnologia provou ser uma importante aliada nas tomadas de decisões durante e após a tragédia de fevereiro de 2023, quando a cidade enfrentou uma tempestade com uma intensidade fora do comum, atingindo cerca de 700 mm em 24h, que provocou deslizamentos e uma série de mortes.
Situada no litoral sul paulista, Guarujá também foi agraciada com o prêmio pelo case “Detecção de mudanças por imagens de satélite: Utilização de imagens de satélite de órbita diária para recebimento de alertas de alterações do território em plataformas integradas e aplicativos de campo da Geopixel”, que destacou como a prefeitura da cidade se demonstrou proativa no controle de uso e ocupação do solo municipal.
“Por meio de um projeto de monitoramento via satélite realizado em conjunto com a Geopixel, a Prefeitura recebeu mais de 4.844 alertas, que deram origem a uma metodologia de gestão, que os integrou com os sistemas da Prefeitura, bem como a disponibilizou aplicativos de resposta aos alertas em campo, que permitiram a articulação de todos os setores da Prefeitura que tem atuação na fiscalização do território municipal, tais como Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil, Patrimônio, Força tarefa, e Secretaria de Infraestrutura” , disse Fernando.