Super El Niño, aquecimento global e as previsões para os próximos meses

O El Niño é um fenômeno climático que causa o aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico, afetando os padrões climáticos globais.

Neste ano, sua ocorrência, considerada ainda mais intensa, vem causando chuvas acentuadas e tempestades tropicais, ao mesmo tempo que causa secas e aumenta a temperatura média global, tornando 2023 o ano mais quente da história.

Modelos de previsão apontam que o verão, de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, ainda sob os efeitos do super El Niño, deve ter chuvas acima da média e tempestades com grande potencial de causar danos.

Geoprocessamento nas prefeituras: agora a gestão municipal tem a opção de se antecipar às tragédias

A Geopixel, líder em soluções de Geointeligência para prefeituras de todo o país, desenvolveu a plataforma para monitoramento de eventos ambientais extremos Monitor®.

O Monitor® coleta dados de satélites, radares meteorológicos, modelos de previsão de chuvas e da rede de pluviômetros automáticos disponíveis no Brasil, gerenciada por instituições nacionais e internacionais.

A partir da coleta de dados, ele monitora, analisa e gerencia alertas para diversos tipos de eventos ambientais, incluindo eventos extremos em áreas de risco.

Monitor® orienta a tomada de decisão das lideranças municipais em tempo hábil para a prevenção e mitigação de danos. A plataforma monitora todo tipo de evento ambiental, com foco nos principais causadores de desastres no Brasil: chuvas intensas que podem provocar deslizamentos e escorregamentos, inundações e alagamentos, e também a ocorrência de queimadas, eventos extremos de seca, descargas elétricas, má qualidade do ar, dentre outras.

 

Entre em contato com nosso time de negócios e leve essa transformação para sua Prefeitura.

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress