encontro de usuarios geopixel

Geointeligência, o compartilhamento de dados e de ideias que auxiliam gestores municipais a avançarem com o crescimento e desenvolvimento de suas cidades

A GeoPixel tem ocupado um lugar importante nos últimos 15 anos para o desempenho de prefeituras brasileiras, com o desenvolvimento de tecnologias sistêmicas e de processamento de dados, que proporcionam aos seus clientes uma visão mais abrangente e estratégica para uma gestão urbana mais eficiente e integrada.

Com a utilização dessas ferramentas avançadas, as cidades estão experimentando mudanças significativas em diversos setores da administração pública. Uma das principais contribuições é a capacidade de coletar, integrar e analisar dados geoespaciais em tempo hábil para a tomada de decisões. “A tecnologia hoje pode ser uma grande aliada ao gestor público, para levar o serviço municipal com mais facilidade, proporcionando uma experiência para o cidadão que requer esse serviço público cada vez mais inteligente, rápido, ágil e eficiente e é neste sentido que a gente tem trabalhado ao longo desses 15 anos no desenvolvimento de tecnologias”, disse Fernando Leonardi, CEO e fundador da Geopixel.

Anderson Farias, prefeito em São José dos Campos, observa que a tecnologia não é só fibra ótica com Internet 5G, a tecnologia que melhora a vida dos munícipes, são processos de inteligências que podem ser utilizados dentro da cidade, na segurança pública, na fiscalização de loteamentos irregulares, ambientais, defesa civil etc.  

 

“Somos a 1ª cidade inteligente certificada no Brasil, e uma cidade inteligente é uma cidade que usa as ferramentas da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Tivemos uma situação recente, onde 4 veículos foram roubados em um dia e recuperados em menos de 24h. Esse é o recurso da tecnologia a favor das pessoas”, citou o prefeito.

A GeoInteligência da GeoPixel tem permitido que os gestores públicos tenham uma compreensão mais precisa e abrangente do ambiente urbano. Isso resulta em uma tomada de decisão mais informada e estratégica, com base em evidências concretas. Ao analisar os dados geoespaciais, as prefeituras podem identificar padrões, tendências e lacunas que antes passavam despercebidos. Foi o que aconteceu na cidade de São Sebastião, onde o tempo resposta fez toda a diferença num momento crucial que a cidade enfrentou, na madrugada de 19 de fevereiro, quando ocorreram deslizamentos de terra em razão de chuvas torrenciais.

O prefeito ressalta que a cidade contratou uma ferramenta de GeoInteligência da Geopixel para regularizar, fazer justiça social, organizar o bairro, dar dignidade para as pessoas, mas somado a isso, eles conseguiram encontrar pessoas, num dos momentos mais difíceis que a cidade enfrentou. “Nós tínhamos os relatos coletados e tínhamos os caminhos traçados e isso permitiu a gente trazer as respostas rápidas. O tempo resposta é fundamental. Quem diria que uma ferramenta de planejamento urbanístico, de organização de bairros, de regularização, daria condições de atender as pessoas nesse momento tão difícil?”, completa.

Em 5 dias a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tiveram condições mais favoráveis para salvar com vida 28 pessoas e realizar o  resgate de 64 corpos, dando dignidade às famílias que puderam enterrar seus familiares.

Outro aspecto transformador é a participação cidadã. A GeoInteligência permite que os munícipes se envolvam ativamente no planejamento e na tomada de decisões, por meio das soluções das plataformas interativas e colaborativas, Geopixel Cidades e Sistema Integrado de Administração Pública.

Para Rubia Mara, Diretora do Departamento de Tecnologia da Informação de Hortolândia, SP, o processo de migração do físico para o digital muitas vezes é penoso para as equipes internas e externas. Hoje elas reconhecem a melhoria com a ferramenta de aprovação de processos online e a nova cultura tem trazido facilidades para os usuários de fora.

 

“Antes as análises dos projetos eram feitas manualmente. A comunicação entre prefeitura e responsáveis técnicos era morosa e os processos demoravam anos para serem aprovados. Há 3 anos a prefeitura iniciou um projeto papel zero e a proposta era até março 2023 iniciar aprovação de projetos online otimizando todos os processos”, explica Rubia Mara.

A diretora comenta ainda, que a meta era integrar serviços com o site gov.br, E-Cac, Certidão Negativa de Débitos, Zoneamento e Viabilidade, Base Tributária, entre outros serviços e com a ferramenta da Geopixel essa integração foi possível. 

“Hoje, quando o usuário pode consultar um processo com inscrição imobiliária e a integração dos serviços entre prefeitura e governo permite facilidades, como protocolos e envio dos documentos online, evitando gaps e devoluções. E quando o projeto chega à prefeitura a disponibilidade online permite que mais de um técnico o analise. A Geopixel instalou ainda um fluxo de correção no próprio PDF dos projetos e temos a segurança jurídica, porque o documento já sai assinado eletronicamente”, ponderou.

A cidade de Concórdia-SC  deu um salto em sua gestão nos processos de licenciamento, após a implantação do sistema. De acordo com Andressa Zanella, bióloga e diretora de Meio Ambiente, o próximo passo agora é investir mais em fiscalização, porque a partir do sistema, identificaram invasões que precisam ser gerenciadas. Ela comenta que mesmo a cidade sendo organizada, limpa e tranquila, há muitas obras a serem executadas e para cada uma é necessário um licenciamento.

“A licença ambiental te autoriza a iniciar uma obra. Cada licença tem prazo e parâmetros diferentes. Há coisas que não são controláveis, elas têm data de validade e outras condicionantes, por exemplo: se você vai coletar água, precisa de uma licença. Hoje, há um formulário que apresenta informações para a liberação do protocolo de licença. Com essa ferramenta de Geo, conseguimos ter mais agilidade nas consultas das licenças ambientais e fazer atendimento dentro dos prazos. As informações podem ser consultadas por profissionais de diversas áreas quando estão realizando as visitas nas obras. Hoje, conseguimos ver todas as licenças ambientais por empreendimento. A ferramenta é prática e intuitiva,  permitindo ao servidor lançar as informações sem complicações”, pontuou Zanella.

De outro lado, quedas de árvores e pedidos de vistoria, são os índices mais altos de ocorrências da Defesa Civil, em Louveira, São Paulo. Jailson Rosa Batista, da Defesa Civil, conta que antes da parceria com a Geopixel o departamento sofria com a falta de comunicação com as outras as secretarias. No entanto, hoje, os benefícios para a cidade são inúmeros.

O uso da plataforma, é extremamente importante, porque conseguimos fazer a centralização e integração de informações, isso nos dá condições para analisar e planejar ações de prevenção e depois fazer o direcionamento de equipes de resgate e a mobilização de recursos”, descreve.

O sistema Geopixel Cidades também tem sido fundamental para facilitar o processo de regularização fundiária, na cidade de Ilhabela. Desde a sua implementação, a plataforma vem contribuindo para a promoção da segurança jurídica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Essa iniciativa demonstra o comprometimento do município em utilizar a tecnologia de forma inteligente e estratégica para beneficiar a população e promover o crescimento sustentável da cidade.

“Nosso objetivo e foco é construir uma cidade que combine tecnologia, sustentabilidade e bem-estar social”, destaca Alexandre Gonçalves, secretário adjunto de Habitação e Gestão Territorial.

Com a integração de informações em um único local, e a gestão eficiente dos dados geográficos e cartográficos, fotografias de campo, plantas e documentos, a Prefeitura de Ilhabela pode tomar decisões mais embasadas, planejar melhor o desenvolvimento urbano e oferecer serviços de forma mais eficiente aos cidadãos. Essa abordagem tem possibilitado o uso compartilhado e integrado dessas informações entre outras secretarias municipais.

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress