No dia 24 de maio de 2022, aconteceu em São Paulo, no Teatro Paulo Eiró, a entrega do Prêmio Inova Cidade, realizado pelo Instituto Smart City Business America, que já está em sua 9ª Edição. O Instituto SCBA é uma organização sem fins lucrativos, que reúne governos, empresas privadas e organizações sociais na área de tecnologia e consultoria em prol do desenvolvimento de cidades inteligentes e da melhoria da qualidade de vida da população. O evento tem como objetivo premiar as iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Esta premiação é a mais importante de cidades inteligentes da America Latina.

Dentre os 24 premiados, 03 são Prefeituras que utilizam a Plataforma Geopixel Cidades. Esta é a 2ª vez que os clientes da Geopixel, Líder em Geotecnologia para Prefeituras, concorrem e recebem o Prêmio tão importante do segmento.

Conheça os projetos que vem mudando a vida dos munícipes das cidades atendidas pela Geopixel:

Título do Trabalho: Tecnologia de satélites orbitais aplicados no monitoramento de ocupações irregulares e controle dos impactos ambientais

Caraguatatuba vem sofrendo intenso processo de crescimento urbano nos últimos anos, estando entre as 15 cidades de maior valorização imobiliária do país, de acordo com a revista Exame. Frente a essa dinâmica, a prefeitura tem o desafio de monitorar e identificar os vetores de crescimento territorial urbano e as conformidades de alteração do uso do solo, visando o planejamento urbanístico necessário frente aos desafios sociais, ambientais e econômicos, garantindo, dessa forma, sustentabilidade e qualidade de vida aos seus munícipes. Entretanto, esse desafio se impõe visto a carência de profissionais, ferramental adequado e dificuldade de logística aos locais de fiscalização, inviabilizando uma execução completa de monitoramento in loco, nas diferentes áreas do município.

Em decorrência da impossibilidade da realização de fiscalização completa em campo, que pudesse abranger a totalidade do município, se criou um histórico de inconformidades, com destaque para núcleos de moradias irregulares em áreas de preservação ambiental, de risco e públicas, desmatamento irregular, descarte inadequado de entulho e crescimento de edificações urbanas sem licenciamento.

Com a finalidade de monitorar a superfície do município e receber alertas decorrentes dessas alterações identificadas, a prefeitura implantou uma completa solução de monitoramento com imagens de satélite de altíssima resolução, que identificam o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e degradação da vegetação no município, alertando sobre as diversas alterações do território. Esse monitoramento criou subsídios fundamentais para um amplo entendimento da dinâmica de alteração do uso e cobertura do solo no município, apoiando as fiscalizações em campo de forma rápida e assertiva, impactando fortemente a melhoria de vida de toda a população.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Melhoria da qualidade de vida da população;

Redução das invasões de áreas irregulares;

Redução do descarte irregular de entulho;

Redução do desmatamento Irregular;

Atualização do Cadastro Imobiliário.

Título do Trabalho: Juntos – Tecnologia salvando vidas, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo perdas materiais

Carapicuíba tem um complexo histórico de ocupação e é um dos 5 municípios de maior densidade populacional do país. Seu território é marcado por áreas de relevo e por inúmeros núcleos de ocupação irregular. Nesse contexto, são recorrentes os eventos de alagamentos, enchentes e movimentos de massa, impactando, assim, seus cidadãos. Essas características trazem inúmeros desafios a administração pública, pois se faz necessário gerenciar esses eventos para garantir a melhoria de vida e segurança da população.

O histórico de perda de vidas e de recursos materiais, decorrentes dos eventos de enchentes, alagamentos e deslizamentos, levou a prefeitura a desenvolver projetos habitacionais e de obras de infraestrutura. De forma completa, a prefeitura implantou uma plataforma digital para análise, monitoramento e alerta de eventos ambientais extremos, permitindo a avaliação de riscos e a mitigação de impactos decorrentes desses eventos ambientais.

Com isso, o município agora dispõe de meios para monitorar e informar, por diversos meios, inclusive dispositivo móvel, sobre a ocorrência e magnitude de riscos iminentes de desastres, a toda a população.

Ainda, fazem parte da solução, amplamente utilizadas em diversas secretarias do município, sobre a gestão das equipes de Defesa Civil, dispositivos móveis integrados, que permitem a coleta de dados em campo, o cadastramento de ocorrência e consulta de dados, promovendo maior proximidade entre o munícipe e a prefeitura, agilizando processos e impactando positivamente na melhora da qualidade de vida da população.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Melhoria da vida e moradia da população em risco;

Redução da perda humana e material, com eventos climáticos;

Engajamento da população na gestão de risco.


Título do Trabalho: Tecnologia facilitando a vida do munícipe, promovendo o desenvolvimento econômico e a empregabilidade

A prefeitura de Itapira tem como um dos seus objetivos estratégicos fomentar o desenvolvimento econômico, reduzir a burocracia e atrair novos investimentos para o município. Desta forma, o municípioinvestiu em uma solução tecnológica para desburocratizar e digitalizar todo o processo de emissão de alvarás de funcionamento do município, gerando economia de tempo e transparência no serviço prestado.

Assim, a prefeitura implantou uma solução de aprovação eletrônica para emissão de alvará de funcionamento, simplificando e digitalizando todo o processo de aprovação e concessão de autorização das atividades econômicas do município.

Com a nova solução em funcionamento todo o processo de emissão de alvará de funcionamento pode hoje ser realizado diretamente pelo site da prefeitura, evitando ao munícipe ou seu representante (contador, por exemplo) a necessidade de comparecimento e entrega de material físico junto a prefeitura. Nesse processo, todo o trâmite pode ainda ser acompanhado de forma digital, e o prazo de emissão de alvará foi reduzido para menos de 24 horas (anteriormente, previsto em semanas), otimizando recursos da prefeitura e melhorando o serviço prestado. Essa simplificação e velocidade no processo tem fomentado e incentivado a abertura de novos empreendimentos e investimentos no município.

Impactos positivos como o aumento da geração de emprego e renda já podem ser observados, contribuindo positivamente para a melhoria social e econômica da população, e apoiando as iniciativas municipais de redução de fragilidades sociais.

Resultados e impactos trazidos pelo projeto:

Eliminação de papel e burocracia na abertura de empresas;

Emissão de inscrição imobiliária e alvará de funcionamento de forma 100% online;

Integração com órgãos do governo (Receita Federal, Correios, etc.).

Redução de 400% no tempo de abertura de uma nova empresa;

Incremento de emprego e renda aos cidadãos


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