Presente na Região Norte de Santa Catarina, Guaramirim é conhecida por sua beleza natural e exuberante paisagem, composta por montanhas e vales. Além disso, o município é reconhecido no estado como uma das cidades que mais crescem, tendo bons índices sociais e econômicos.

A economia de Guaramirim na última década teve forte expansão nas áreas industrial, comercial e de serviços, além da expressiva atividade agrícola na produção de arroz, banana, milho e hortifrutigranjeiros. Desde 2004 Guaramirim ostenta o título de capital catarinense da Palmeira Real.

Em 20 anos a população estimada do município dobrou, atingindo cerca de 45 mil habitantes (IBGE 2015), organizados territorialmente em 35 bairros e localidades, somando-se Zonas Urbana e Rural. A área do município é de 268 km² e apresenta perfil de relevo variando de 0 a 1.145 metros ao nível do mar.

Toda esta dinâmica trouxe ao município necessidade por ordenar e gerir de forma mais eficiente e eficaz a forma como o território no município está sendo usado e ocupado. Sendo a expansão territorial e imobiliária um dos principais desafios gerados com o crescimento do município. “Guaramirim tem apresentado dinâmica econômica e de ocupação do solo bem acentuada. Com o propósito de melhorar procedimentos de Gestão Pública, elevando transparência e aprimorar as ferramentas e treinamentos disponibilizados para as equipes técnicas, determinei uma busca de soluções de tecnologia para gestão dos dados de cadastro imobiliários e de munícipes. ” Disse Luiz Antônio Chiodini, prefeito de Guaramirim.

Liderada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, mas contando com o envolvimento de outras secretarias municipais, como Administração e Finanças, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Habitação e Defesa Civil, foram levantas as necessidades e especificidades internas, culminando em um documento de visão e especificação técnica. Após processo licitatório para aquisição de sistema de Gestão Municipal que integrasse os bancos de dados geográficos e imobiliários que fosse baseado em sistema Web, tendo como vencedora a empresa Geopixel, sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP.

“O Sistema Geopixel Cidades e demais serviços de geointeligência adquiridos, têm-se demonstrado ideal no atingimento dos objetivos das secretarias do nosso município. O sistema nos permite obter informações de forma muito rápida e precisa, se demonstrando ideal para a gestão do dia-a-dia, planejamento e tomada de decisões. Nossas equipes conseguiram migrar e carregar os dados já existentes rapidamente, e os benefícios do projeto já começaram a surgir” Comentou Jiuvani Assing, Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento de Guaramirim.

O Projeto

Como etapa inicial do projeto, foi realizado profundo levantamento e organização dos dados legados já existentes no município, para que fossem digitalizados e inseridos na solução contratada, bem como a sua utilização como apoio aos serviços de atualização do cadastro imobiliário, objeto do contrato.

Além da aquisição de novas imagens aéreas do município em 10 centímetros de resolução, com infravermelho; coleta de imagens de fachada dos imóveis e serviço de medição destes imóveis in-loco, foi, também, contratado sistema de gestão municipal que permite: digitalizar e organizar os dados já existentes nas diversas secretarias, realizar edição das bases geográficas para mantê-las atualizadas, integrar dados com o sistema financeiro em tempo real, emitir certidões de forma automatizada, fazer uso de aplicação móvel através de celulares e/ou tablets para coleta e consulta de dados cadastrais e georreferenciados em campo, entre outras funcionalidades.

“Nossa equipe técnica tem executado os serviços do dia a dia de forma mais segura, ágil e estruturada. O sistema Geopixel-Cidades é de fácil utilização, apesar de possuir diversas ferramenta avançadas, permitindo que a equipe acesse de qualquer lugar com internet, por ser WEB. A geração de relatórios, mapas e layouts tem ajudado muito, bem como a possibilidade de integração com sistemas de Gestão Financeira e Administrativa.” Relata Antônio Maikon da Silva, Gerente de Cadastro do município de Guaramirim.

Além disso, foi gerado pela Geopixel e entregue para uso da prefeitura um relatório de discrepância, resultado de análise comparativa entre os dados existentes na prefeitura e os novos gerados pela prestação do serviço. Neste relatório foi apresentado os imóveis que apresentavam inconformidade, a localização destes e o percentual de discrepância. Com base neste relatório é que a Prefeitura definiu as regras de notificação dos proprietários.

É previsto também no projeto a execução de diversos treinamentos, para diversos públicos da prefeitura. Treinamento técnicos para as equipes diretamente envolvidas e treinamentos de uso para diversos servidor de secretarias usuárias. Com isso, já se tem identificado o crescimento exponencial no número de usuários cadastrados no sistema, gerado novas formas de uso das ferramentas, potencializando o investimento realizado e ampliando a integração entre secretarias. 

“A adoção de ferramentas de grande qualidade e o ideal treinamento de nossos servidores, têm trazido benefícios concretos a Gestão Pública do município, tanto na transparência na ação, quanto na identificação de oportunidades de melhorias de arrecadação e gestão ideal do território do município. Com isso respondemos aos anseios da população, por transparência, gestão responsável e igualdade. ” Disse Luiz Antônio Chiodini, prefeito de Guaramirim.

Sobre Guaramirim/SC

Localizado na Zona Norte do estado de Santa Catarina o município está ao centro dos principais polos industriais do estado (Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul), próximo ao Porto de São Francisco do Sul, BR 101 e as praias do litoral norte catarinense. O município é habitado por cerca de 45 mil pessoas e ocupa uma área de pouco mais de 268 km². Nos últimos dois anos, em função de melhorias implementadas, o município tem elevado arrecadação, permitindo investir mais de 50% do orçamento municipal em Educação e Saúde. 

https://guaramirim.atende.net/#!/tipo/inicial

Sobre a Geopixel

Fundada em 2007, a Geopixel é especializada na elaboração e fornecimento de soluções de Tecnologia e Geoprocessamento, tendo executado mais de 500 projetos em 200 clientes. A Geopixel possui sistemas e serviços específicos para prefeituras, que envolvem cadastro mobiliário e imobiliário, monitoramento territorial e sistemas de gestão. Possuindo projetos em execução em dezenas de municípios, sendo a reconhecida nacionalmente como referência no assunto

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2023 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress