Prefeitura fomenta empreendedorismo, amplia sua arrecadação e digitaliza processos, por meio de tecnologia – Itapira/SP

 

Localizado no Circuito das Água Paulista, na divisa entre São Paulo e Minas Gerias, Itapira sempre foi reconhecida pelo seu potencial turístico e médico, concentrando importante polo hospitalar e clinico. O município, porém, passou a ser também reconhecido pela forma como tem conjugado fomento ao empreendedorismo e aumento de arrecadação.

Com população estimada acima de 74 mil habitantes (IBGE 2018), o município tem um contexto de negócios locais e empreendedorismo em evolução. Associado a diversas políticas públicas de ensino e fomento, o município identificou como um gargalho ao atendimento dos empresários, o processo de abertura e fechamento de empresas.

A Gestão do município estabeleceu como um dos objetivos, facilitar a vida do empreendedor, para que estes encontrassem em Itapira um bom ambiente para investir e gerar emprego. Como ação inicial, foi decidido por acelerar o processo de abertura de empresa, digitalizando-o e tornando-o automático. 

Tanto pela demora na total execução do processo de abertura ou fechamento de empresa, quanto pela transparência, eficiência e facilidade, a prefeitura decidiu rever seus processos e implementar uma Solução de Gestão Municipal e Processos. Esperava-se que esta solução de Gestão Municipal automatizasse os processos de abertura e fechamento de empresa, permitindo assim que o processo corresse de forma transparente, controlada e acelerada.

Além disso, esperava-se implementar a Transformação Digital da Prefeitura, ao transferir o processo que então era físico, por meio de processo, anexação de papeis, carimbos, perda de documento, idas e vindas, para o ambiente digital.

Com a implementação da Solução de Gestão Geopixel Empreendedor, a prefeitura tem atingido seus objetivos de tornar automático o processo, acelera-lo e digitaliza-lo. 

Agora o munícipe ou seu representante, não mais precisa ir até a prefeitura para abrir sua empresa. Basta acessar o site e anexar os documentos. A partir dali, é informado sobre o andamento do processo, as próximas etapas e ações a tomar.

O sistema automatiza desde do início da geração ou alteração de inscrição mobiliária, tramitando por todas as secretarias e departamentos responsáveis (tributos, planejamento, meio ambiente, vigilância sanitária, postura e outros), até a liberação do alvará de funcionamento.

Internamente o processo tramita de forma eletrônica, sendo o responsável pela ação, aprovação ou parecer, informado por e-mail sobre uma pendência. Caso este servidor leve mais tempo do que o previsto para responder, gestores são alertados sobre o desvio. Todas as ações e pareceres ficam armazenados, permitindo auditoria e controle.

As diversas secretarias e órgãos envolvidos são parte do processo, recebendo e tramitando no momento ideal. Integrações com Receita Federal, Correios e outros são parte da solução. Boletos são gerados e enviados automaticamente, bem como os comprovantes de pagamento. Além disso, por conta da integração com a Receita Federal, ao servidor informar o CNPJ, todas as informações de interesse sobre a empresa são apresentadas.

Contadores e escritórios de assessoria empresarial do município foram também treinados, para que possam tornar seus trabalhos mais dinâmicos e controlados, por meio da Solução. Com apenas um acesso, estes podem visualizar o andamento dos processos de seus diversos clientes.

Mesmo ainda estando em etapa inicial de divulgação externa, a Prefeitura já tem identificado melhorias significativas nos processos e em especial no engajamento dos empreendedores e munícipes com a ação. Esta ação tem servido como demonstração do comprometimento dos Gestores Municipais no fomento ao empreendedorismo, por meio da melhoria do ambiente de negócios no município. 

Sobre Itapira/SP

Localizado no Circuito das Água Paulista, na divisa entre São Paulo e Minas Gerias, o município tem população de cerca de 74 mil pessoas (IBGE 2018) e ocupa uma área 518 km². Nos últimos anos, o município tem apresentado uma dinâmica de crescimento importante, bem como adoção de novas políticas públicas e financeiras, tendo crescido significativamente no Índice de Participação de ICMS.

https://www.itapira.sp.gov.br

Sobre a Geopixel

Fundada em 2007, a Geopixel é especializada na elaboração e fornecimento de soluções de Tecnologia e Geoprocessamento, tendo executado mais de 500 projetos em 200 clientes. A Geopixel possui sistemas e serviços específicos para prefeituras e projetos em execução com dezenas destas, sendo a reconhecida nacionalmente como referência nacional no assunto.

http://geopx.com.br

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress