Fundação Renova investe em Inteligência Geográfica e Serviços especialistas para auxiliar serviços de monitoramento da área impactada. 

 

A Fundação Renova é a entidade responsável pela mobilização para a reparação, mitigação, remediação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, resultado de um compromisso jurídico chamado Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC). Ele define o escopo da atuação da Fundação Renova, que são os 42 programas que se desdobram nos muitos projetos que estão sendo implementados nos 670 quilômetros atingidos pelo evento ao longo do rio Doce e afluentes. As ações em curso são de longo prazo. 

 

A Fundação executa atualmente 42 programas, divididos em 3 eixos: Pessoas e Comunidades; Terra e Água; e Reconstrução e Infraestrutura, que se desdobram em diversos projetos, implementados nos 670 quilômetros atingidos pelo evento ao longo do Rio Doce e afluentes. Esta amplitude e diversidade traz desafios aos projetos, em especial na dificuldade em agregar parceiros de qualidade para execução de serviços especialistas.

Em 2017 a Fundação Renova foi ao mercado, para contratar empresas especialistas para a execução de serviços de monitoramento da área impactada. Buscando agilidade nas entregas e profundidade metodológica nas proposições, sendo a Geopixel selecionada como a empresa parceira para execução destes estudos.

Os desafios para execução do serviço eram significativos, tanto pelas condições de acesso as áreas, como pelas exigências de capacidade técnico cientificas demandas pelo tipo de serviço. 

Por mais de 2 anos a Geopixel tem realizado diversos serviços de GeoInteligência para a Fundação Renova, como a execução do monitoramento da área impactada incluindo a recuperação da vegetação, resultante das ações realizadas pela Renova no terreno. Este monitoramento tem sido realizado por meio de coleta frequente de imagens aéreas de altíssima precisão, por meio de VANT´s (Veículo Aéreo Não Tripulado – DRONE).

A coleta sistemática de imagens de alta qualidade e precisão, complementados por dados de campo, tem permitido a Fundação Renova monitorar a efetivação das ações de recomposição da vegetação impactada, acelerando assim os objetivos estratégicos. 

Nesta segunda etapa dos trabalhos, com o objetivo de ampliar as análises e os processos de tomada de decisão, estão sendo gerados mapeamentos, que retratam de forma fiel como as áreas impactadas tem se transformado em seu uso e ocupação, incluindo o monitoramento das nascentes, tributários e calhas de rios e entornos.

Com a digitalização dos processos de coleta, análise e compartilhamento de dados por meio de inteligência geográfica, são gerados e alimentados relatórios dinâmicos e índices para suprir de informação a efetiva gestão das ações e projetos, sustentando a recuperação da área impactada, bem como a mitigação de riscos.

 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, dezenas de entidades de atuação socioambiental e de conhecimento científico do Brasil e do mundo e soma hoje cerca de 7 mil pessoas (entre colaboradores próprios e parceiros) trabalhando no processo de reparação, de Mariana à foz do rio Doce.

 

Sobre a Geopixel

Fundada em 2007, a Geopixel é especializada na elaboração e fornecimento de soluções de Tecnologia e Geoprocessamento, tendo executado mais de 500 projetos em 200 clientes. A Geopixel possui sistemas e serviços específicos para prefeituras, que envolvem cadastro mobiliário e imobiliário, monitoramento territorial e sistemas de gestão. Possuindo projetos em execução em dezenas de municípios, sendo a reconhecida nacionalmente como referência no assunto.

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress