Localizado no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Caraguatatuba é conhecida nacionalmente por seu potencial turístico, mas regionalmente conhecida por outra característica, o seu desenvolvimento.

Na última década a cidade apresentou grande expansão urbana, econômica e populacional. No ano de 2010 tinha pouco mais de 100 mil habitantes e agora possui mais de 119 mil habitantes (projeção IBGE 2018). Relaciona-se esta expansão aos investimentos realizados em infraestrutura, educação e turismo. Atualmente Caraguatatuba é quem centraliza o desenvolvimento do Litoral Norte de São Paulo.

 Este contexto trouxe desafios para as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Planejamento, Habitação, Urbanismo, Meio Ambiente e Finanças, dentre eles, o de manterem seus dados sobre o uso e ocupação do solo, integrados, atualizados e seguros.

“O recente desenvolvimento do nosso município tem demandado eficiência na Gestão Pública. Neste sentido identificamos a necessidade de preparar nossas equipes técnicas com as melhores e mais atualizadas ferramentas do mercado. Estamos em constante busca por soluções inovadoras que aumentem a eficiência da gestão do nosso município” diz Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.

 Após quase 24 meses de estudos, levantamentos internos e pesquisas de mercado lançamos um processo licitatório para aquisição de sistema de Gestão Municipal que integrasse os bancos de dados geográficos e imobiliários que fosse baseado em sistema totalmente Web, tendo como vencedora a empresa Geopixel, sediada no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP.

“O Sistema Geopixel-Cidades atendeu todas as necessidades expressas no edital de contratação e principalmente, se demonstrou efetiva no dia a dia das equipes técnicas, durante seu uso. A cada dia temos identificado novas possibilidades de melhoria em nossos processos de trabalho por meio do sistema“ comentou Márcio Pereira, Secretário Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento.

 Além da aquisição de novo imageamento aéreo por meio de voo aerofotogramétrico e diversos treinamentos das equipes, foi também contratado sistema de gestão municipal que permitisse: reunir os diversos dados existentes nas secretarias do município (gerando outras inúmeras camadas de dados), editar bases geográficas, integrar dados com o sistema financeiro em tempo real, emitir certidões de forma automatizada, fazer uso de aplicação móvel para coleta e consulta de dados cadastrais e georreferenciados em campo, entre outras funcionalidades.

“Ficamos impressionados com a robustez do sistema Geopixel Cidades, pois tem a capacidade de trabalhar e processar centenas de camada em ambiente web, sem perda de performance. Além disso, podemos editar os dados vetoriais de forma simples, por possuir ferramentas especificas de desenho de lote e edificação. Não tendo a necessidade, assim, manter licenças de outros softwares para etapas pontuais dos processos” relata Marcelo Gomes, especialista em Geoprocessamento do município de Caraguatatuba.

 O número de usuários que efetivamente fazem uso do sistema e dados, têm crescido dia a dia, à medida que a informação e os relatos de sucesso são disseminados entre os funcionários da prefeitura. Com isso tem surgido novas oportunidades de uso das ferramentas, potencializando assim o investimento realizado e ampliando a integração dos diversos processos e dados.

“Mesmo ainda não tendo finalizada a atualização da base cadastral, que está por vir, já conseguimos ganhos expressivos com o uso do novo sistema. Ganhos de integração entre departamentos, com segurança e continuidade, de produtividade no trabalho, de tempo de resposta para o munícipe e principalmente na transparência.“ informa Marcio Pereira.

 A continuidade do projeto com a inserção de mais dados, bem como vistorias e fiscalização em campo, com objetivo de validar os dados declarados e identificados nas imagens coletadas, tem sido realizada. As projeções de aumento de arrecadação, por conta da identificação de fraudes ou desvios de declaração é expressiva, superando em muito o investimento realizado.

“O fornecimento de ferramentas inovadoras e treinamentos aos servidores públicos, tem refletido em avanços significativos na organização de processos, integridade dos dados, agilidade de acesso, transparência na gestão e responsabilidades fiscal.“ Concluiu Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.


Sobre Caraguatatuba/SP

 Localizado no Litoral Norte de São Paulo, distante em 170km da Capital, o município é habitado por cerca de 119 mil pessoas e ocupa uma área de pouco mais de 485 km². Nos últimos dois anos, em função de melhorias implementadas, o município elevou a arrecadação em mais de 25%, entre os anos de 2016 e 2018, atingindo uma arrecadação acima de R$ 730 milhões.

www.caraguatatuba.sp.gov.br

 

Sobre a Geopixel

 Fundada em 2007, a Geopixel é especializada na elaboração e fornecimento de soluções de Tecnologia e Geoprocessamento, tendo executado mais de 500 projetos em 200 clientes. A Geopixel possui sistemas e serviços específicos para prefeituras e projetos em execução com dezenas destas, sendo a reconhecida nacionalmente como referência nacional no assunto.

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress