Desde 2018 a Prefeitura de Ilhabela, estado de São Paulo, tem feito uso de uma plataforma integrada de gestão territorial e de processos na web, o Geopixel Cidades, para atendimento de diversos processos e demandas internas.

Com utilização inicial pela secretaria de Finanças, para gestão dos dados municipais do cadastro imobiliário, na identificação e monitoramento de alterações em imóveis particulares, a plataforma teve sua utilização expandida para outras necessidades. Foram agregadas utilizações integradas por diversos outros departamentos e secretarias, permitindo gestão integrada dos dados municipais, com a definição de uma base única e multifinalitária, acessível a todos.

Obras: tem feito uso da plataforma para verificar informações atualizadas, bem como realizar consultas e análises diversas, incluindo dados sobre Alvará de Obras e Habite-se Particular.

Habitação: analisa dados e gera notificações automaticamente pelo sistema, integrando seus processos com o aplicativo móvel da plataforma, que permite uma fiscalização mais inteligente.

População: pode realizar acesso a plataforma web integrada, mediante cadastro. Onde são visíveis apenas alguns selecionados dados e seus atributos relacionados.

Meio Ambiente: tem realizado a validação de áreas de proteção ambiental, emissão automatizada de certidões e diretrizes ambientais, com possibilidade de consulta e coleta de dados em campo, de forma integrada, via aplicativo da plataforma.

Esta facilidade de integrar dados e processos por meio da plataforma, facilita o trabalho dos servidores públicos, por reunir em uma única interface, dados que antes estavam dispersos em computadores, sistemas, arquivos, gavetas e pessoas.

Defesa Civil:

A equipe de Defesa Civil da prefeitura de Ilhabela, São Paulo, iniciou uso da plataforma integrada, Geopixel Cidades, para gestão de diversos processos e etapas.

No escritório a equipe consegue visualizar sobre imagem aéreas de diversas datas, as áreas sensíveis do município. Por estar integrada, a plataforma permite que a Defesa Civil tenha detalhes do cadastro imobiliário, identificando os moradores e fragilidades. Estas informações alimentam o plano de contingência municipal.

São registráveis também o histórico das diversas ocorrências já atendidas, como queimadas, deslizamentos, alagamento e outros.

Tudo isso integrado a um aplicativo móvel, que pela equipe de campo é utilizado para acessar dados relevantes e realizar coleta de dados georreferenciadas em campo. Por meio de diversos formulários configuráveis e sem a necessidade de estarem conectados à rede móvel (internet), a equipe consegue realizar cadastro de ocorrências e pessoas.

“Desde o início, a administração municipal vem investido e capacitando os agentes com tecnologias, cursos e equipamentos, para que a população possa ser atendida com rapidez e qualidade, em ocorrências de emergências.”, Ronaldo Sousa, Presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil de Ilhabela – COMDEC.

Todos os detalhes destes dados coletados, são automaticamente alimentados na plataforma, para que os usuários com perfil de acesso, possam visualizar e utilizar tais dados.

Ferramentas de relatórios, painéis de gráficos e indicadores podem ser formulados, bem como impressões de ilustrações, mapas e dados.

Como forma de difundir e aprimorar o uso da ferramenta, a equipe tem passado por treinamento e suporte de especialistas, de forma constante.

SOBRE ILHABELA

Ilhabela é um dos únicos municípios–arquipélagos marinhos brasileiros e é localizado no litoral norte do estado de São Paulo, microrregião de São Sebastião. A população aferida pelo IBGE no Censo de 2010 era de 28 196 habitantes, e a área é de 346,389 km².

SOBRE A GEOPIXEL

Fundada em 2007, a Geopixel é especializada na elaboração e fornecimento de soluções de Tecnologia e Geoprocessamento, tendo executado mais de 500 projetos em 200 clientes. A Geopixel possui sistemas e serviços específicos para prefeituras e projetos em execução com dezenas destas, sendo a reconhecida nacionalmente como referência nacional no assunto.

Tags:

Buscar por uma notícia

    © 2024 Todos os direitos reservados para Geopixel
    plugins premium WordPress